BUZIOS


Um dos mais falados balneários do Brasil, Armação dos Buzios ou apenas Búzios, é uma península de 8km, rodeada de ilhas e com mais de 20 praias de todos os estilos
O que já foi uma pequena vila de pescadores, atualmente, é um lugar muito charmoso, onde a maioria dos estabelecimentos são ateliês, pousadas, sofisticados cafés ou rústicos restaurantes e, no interior, faz parte da decoração um retrato da musa Brigitte Bardot, que depois de ter passado pelo lugar na década de 60 atraiu a atenção dos artistas e turistas do mundo inteiro. A cidade recebe correntes marítimas do Equador de um lado e correntes marítimas do Pólo Sul do outro, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Rasa, Manguinhos, Tartaruga, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do Nudismo.

COMO CHEGAR

Por terra
Desde a cidade do Rio de Janeiro, desde o norte do estado ou Belo Horizonte, de carro, ônibus ou transfer/traslados.
Pelo ar
Vôos regulares, jatinhos particulares e helicópteros ou táxi-aéreo.

Pelo mar
Veleiros, lanchas, cruzeiros e transatlanticos. A carta náutica de Buzios, marinas e mais.

Bancos

- Banco do Brasil
- Bradesco
- Banco Real
- Unibanco
- Itaú

- Rede 24 horas (Praça Santos Dumont e Shopping Número 1 – início da Rua das Pedras)

 

Secretaria de Turismo / Informações Turísticas

Pórtico de Búzios, s/n - Manguinhos
Tel: (22) 2633-6200
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 22h

Centro de Informações Turísticas

Praça Santos Dumont
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 22h
Tel: (22) 2623-2099
E-mail: secturbuzios@mar.com.br
Secretário de Turismo: Cristiano Marques

Polícia Civil - Delegacia 127ª da Rasa
Av. Parque s/n - Rasa
Tel: (22) 2623-9237

Polícia Militar - 5ª Cia de Búzios
Travessa dos Pescadores, s/n - Centro
Tel: (22) 2623-1340

Clínica Búzios

Emergência, Clínica Geral, Cardiologia, Ginecologia, Dermatologia,

Otorrinolaringologista, Dentista, Medicina Ocupacional, de Viagem e Ambiental. Convênios com os principais planos de saúde. Atendimento 24 horas.
Estrada  J. B. Ribeiro Dantas, 3000 - Manguinhos.
Tel: (22) 2623-2465 / 2623-6000

Centro Médico de Búzios
Emergência, Clínica Geral, Cardiologia, Dentista, Ortopedia, Ginecologia, Obstetra, Traumatologia dentre outros. Atendimento 24 horas. Laboratório de Análises Clínicas 24h.
R. César Augusto São Luiz, 100 - Centro
Telefone: (22) 2633-0200

Instituto Buziano de Saúde Clinica de Avaliação Médica e Psicológica para Usuários do DETRAN
Estrada J. B. Ribeiro Dantas, 3843 - Manguinhos.
Telefone: (22) 2623-2833

Posto de Saúde - Policlínica Municipal Dr. Carlos Ernesto Stevenson de Oliveira

Atendimento gratuito durante o expediente comercial.
Rua dos Búzios s/n - Manguinhos
Telefone: (22) 2623-2171

Posto Paulo Ackeman (Emergência, Vacinas, Pré-Natal)
Atendimento Gratuito durante o expediente comercial.
Telefone: (22) 2620-8114
Rua Manoel Turíbio de Farias - Centro

PU - (Emergência, Pediatria e Médico Socorrista)

Atendimento Gratuito 24h.
Av. José Bento Ribeiro Dantas, 2.000 - Manguinhos
Tel: (22) 2623-2419 ou 192

Clínica Veterinária Búzios

(Veterinária/Hospedagem de animai)
Estrada J. B. Ribeiro Dantas, 2333 - Manguinhos
Tel: (22) 2623-1564 ou 9961 6685.

Serviços de táxis

Ponto Praça Santos Dumont - Tel.: (22) 2623-2160 / 2623-6169

Búzios Rádio Táxi - Tel: (22) 2623-2509 / 9204-3000 - ID 81*53623

Ponto Shopping Nº 01 - Tel.: (22) 2623 2160 / 2623 6169

Acqua-táxi – Tel: (22)2620-8016

PRAIA DA AZEDA, o acesso se faz a pé através de uma trilha que começa no canto direito da Praia dos Ossos. Tem extensão de 300 m, águas azuis, cristalinas, areias claras, e finas. A Praia da Azeda é tida como uma das praias mais bonitas do Brasil.


PRAIA DA AZEDINHA, no extremo direito da Azeda com apenas 50 m não é menos bonita, e com certeza muito mais sossegada. Águas calmas, é uma das preferidas por famílias que não querem deixar seus filhotes em casa.


PRAIA BRAVA, não é muito badalada por causa das fortes ondas, mas a preferida da rapaziada do surf. Rodeada de paredões rochosos e vegetações rasteiras, é praia de mar aberto e ainda conserva a beleza selvagem e recantos aconchegantes.


PRAIA DO CANTO, com mais ou menos 1.500 m de extensão fica no centro de Búzios. Apesar de constante presença de barcos de pesca tem águas calmas e límpidas. No lado esquerdo duas jóias, dois recantos paradisíacos: as praias dos Amores e das Virgens.

PRAIA DAS CARAVELAS, pequena e muito bonita com areia clara e mar calmo, a Praia das Caravelas tem acesso através do Búzios Bauer Club, no km 12 da estrada que liga Búzios a Cabo Frio (perto de Tamoios).

PRAIA DA FERRADURA, é a praia do jet-ski, banana, windsurf, mergulhos e passeios de barco. Conta com quiosques para venda de bebidas e petiscos diversos. Chopinho gelado com peixinho frito. Cercadas de belas mansões, cactos e bromélias.


PRAIA DA FERRADURINHA, uma das mais encantadoras praias brasileiras. Entre as pontas da Boca da Barra e da Ferradurinha há uma verdadeira piscina natural de areias finas, claras e rochedos que formam patamares circundando o local.

PRAIA DA FOCA, cujo nome se deve ao aparecimento de uma foca anos atrás está localizada entre as praias do Forno e da Ferradura é uma verdadeira piscina natural, cercada de rochedos. Mar manso e águas transparentes.

PRAIA DO FORNO, pequena área cercada de vegetação cerrada e um mar sereno, com aspecto selvagem. Ideal para curtição do sol na paz. Caracteriza-se por ter sua areia vermelha. Ideal para mergulho já que o fundo rochoso abriga grutas e piscinas naturais

PRAIA DE GERIBÁ, praia da galera local, um praião com dois quilômetros de extensão e uma larga faixa de areia fina. Um dos points mais badalados da península e mais concorridos no reveillon, reúne a moçada bonita nos bares e restaurantes.


PRAIA DE JOÃO FERNANDES, praia do agito, da curtição, da juventude. Ao som da MPB bares e restaurantes, de um lado e outro da orla, servem petiscos, frutos do mar, bebidinhas quentes e frias. Muito freqüentada por turistas estrangeiros.


PRAIA DE MANGUINHOS, seu nome deriva de um antigo manguezal. Tem águas escuras e sem ondas, preferida para os esportes à vela. Extensão aproximada de 8 km. Areias cobertas de conchas. Dela pode-se avistar as ilhas Feia e Rasa.


PRAIA OLHO DE BOI, praia de nudismo tem acesso através de uma trilha pelo canto direito da Praia Brava. Lá, a natureza atingiu o máximo em beleza e isolamento, é onde os nudistas podem curtir a liberdade oferecida.

PRAIA DOS OSSOS, nome derivado das ossadas de baleia ali encontradas nos velhos tempos. Pequena e bonita lá estão o Iate Clube, casas cercadas de amendoeiras e, numa pequena elevação à esquerda, a histórica Igreja de Sant´Anna, padroeira da cidade.

PRAIA RASA, com águas tranquilas e pouco profundas localiza-se no extremo esquerdo da Praia de Manguinhos, onde há trechos de áreas gramadas, cercada de eucaliptos e vegetação típica de restinga. O vento forte constante atrai os adeptos do windsurf.

PRAIA DA TARTARUGA, entre as pontas da Sapata e da Cruz, a praia é cortada ao meio por uma formação rochosa e tem águas esverdeadas e transparentes. Parada obrigatória de escunas de passeios com ótimos bares e restauranes.


PRAIA DE TUCUNS, distante do agito é quase deserta e tem acesso pela estrada de Búzios/Cabo Frio. Sua extensão de 2,5 km é revestida de vegetais típicos de restinga que se estende até às dunas. Suas águas são claras e bastante azuis.

ECOLOGIA EM BUZIOS

Reservas ecológicas e áreas de preservação ambiental da cidade
Serra das Emerências em Buzios
Colinas e montanhas de exuberante vegetação na Reserva das Emerências em Buzios. Uma enorme área de mata atlântica, totalmente virgem e habitat de espécies raras como o mico-leão dourado.

Apa do pau Brasil em Buzios
A APA do Pau Brasil abrange uma área de 9.940 hectares, compreendendo suas partes continental, insular e marítima. Insere-se na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro, em território localizado entre a Praia dos Tucuns, em Búzios, e o Canal do Itajuru, em Cabo Frio.

Reserva Ecológica do Tauá em Buzios
Uma reserva arqueológica, antropológica e geológica, onde podem ser encontradas diversas espécies da fauna e da flora brasileira.

As cachoeiras e montanhas do Sana
Se você está cansado do cotidiano estressante e da vida agitada das cidades, fazer uma viagem como essa pode ser uma ótima opção de descanso.

 

Uma das mais únicas características da cidade é integrar seu lado aventureiro das praias e do dia com a agitação dos bares, restaurantes e boites da noitada na Rua das Pedras. A night de Buzios é uma das mais procuradas, há quem venha para nem visitar as praias e passar os dias se divertindo de noite com os amigos e conhecendo gente nova, o que é bem comum na cidade.

Uma verdadeira passarela, a Rua das Pedras abriga milhares de turistas durante o dia, mas é de noite que a rua mostra sua beleza. Com várias travessas escondidas, lojas de renome e bares únicos como o Chez Michou a rua se diferencia do normal passando uma imagem ao mesmo tempo que boémia, agitada, chamando assim a atenção de qualquer turista.

Mas o cenário não se resume a Rua das pedras, logo na paralela está a Turibe de Farias que a pouco vem seguindo os passos da sua rua vizinha, com exelentes preços e novos bares e restaurantes que retem muita gente que prefere o underground de Buzios. Logo no fim da Rua das Pedras é onde começa a famosa Orla Bardot, que cada vez mais estende a noitada de Buzios oferecendo novas grifes e bares de estilo como o Zapata. Entre a Qrla e a Rua das Pedras esta o reformado pier do centro que durante o dia serve de porto para as escunas e taxis aquáticos, mas que de noite vira ponto de encontro dos adolecentes e amantes do romantismo completando um leque de opções e ambientes para qualquer turista.

É isso mesmo, você pode chegar a quelquer hora na Rua Das Pedras e encontrar gente por aí. Depois das 2 da manhã começa o agite na balada ao estilo carioca, sempre ao bom som você pode encontrar pequenos pubs onde a turma passa o início da noitada e chegar grandes empreendimentos como o Privilège, ao fim da Orla Bardot, que sempre traz Djs de renome para garantir a noitada.

História Geológica

 

Há 520 milhões de anos, a colisão da América do Sul com a África gerou um continente chamado Gondwana. Búzios tornou-se parte de uma gigantesca cadeia de montanhas, semelhante à do Himalaia, até que, há 130 milhões de anos, o Gondwana começou a se fragmentar, originando o Oceano Atlântico e separando o Brasil e a África novamente. Toda essa empolgante história, escrita nas rochas, está sendo desvendada pela Geologia. 

 

Até 1500

 

Mil anos antes dos europeus chegarem, os tupinambás se estabeleciam no litoral, desde a Bahia ao Rio de Janeiro. Adeptos do canibalismo, pescavam, caçavam, domesticavam pequenos animais, cultivavam, principalmente a mandioca, e apreciavam o cauim, bebida fermentada, à base de mandioca, milho e frutas. As cauinagens, por sinal, faziam parte dos festejos mais tradicionais dos tupinambás.

 

Século 16

 

A Praia de Caravelas ganhou este nome porque ali Américo Vespúcio teria aportado, em 1503. Os franceses contrabandeavam pau-brasil, com ajuda dos tupinambás, porque não demonstravam ambição colonial, como os lusitanos. Em 1555, Villegaignon veio fundar a França Antártica, que durou 20 anos, até os portugueses reunirem um exército que, em 1575, derrotou os franceses e massacrou 10 mil índios, dizimando os tupinambás. 

 

Século 17

 

Em 1617, os portugueses, aliados aos índios goitacazes, expulsaram definitivamente os franceses da península e exterminaram os tupinambás. Proibiram a pesca em todo o litoral, de Campos a Maricá, para que a região não pudesse se sustentar de forma independente. João Fernandes, que hoje dá nome a uma praia, em 1679 teria sido condenado a morrer no tronco, apenas pelo crime de pescar nas águas de Búzios.

 

Século 18

 

O litoral entre Campos e Maricá foi destinado à lavoura e criação de gado, e começou o desembarque de negros africanos para as fazendas. Em 1720, Brás de Pina montou na península uma Armação de Baleias que durou 50 anos. Quando um navio carregado de escravos escapou de um naufrágio, em 1743, esse negociante, atribuindo o milagre a Sant’Ana, mandou erguer uma capela na colina entre as praias da Armação e dos Ossos.

 

Século 19

 

Com a proibição do tráfico de escravos em águas brasileiras, em 1850, o desembarque clandestino floresceu. José Gonçalves, o maior traficante da região, continuou a fazer fortuna nesse deplorável comércio humano, levando a marinha inglesa a desembarcar fuzileiros navais em Búzios. Após a abolição da escravatura, em 1888, os ex-escravos fundaram uma povoação na Rasa, onde já existia um poderoso quilombo.

 

Século 20

 

Na década de 30, Eugene Honold comprou terras por toda a península e começou a produzir e exportar bananas. Um incêndio destruiu toda a plantação e esse empresário alemão deixou a cidade. Nos anos 50, seus herdeiros fundaram a Cia. Odeon e o lugar começou a desenvolver um turismo seletivo, preservando a antiga arquitetura. Em 1964, Brigitte Bardot refugiou-se em Búzios e a fama de lugar paradisíaco correu o mundo.

Need help?

Our team is 24/7 at your service to help you with your booking issues or answer any related questions.


Copyright © 1999 Embrasil.com All rights reserved. Developed by Proda Software